sábado, 16 de fevereiro de 2008

Tecnologia e Horror em Penumbra: Black Plague



Alguém conhece ou já ouviu falar do game Penumbra, da Frictional Games?
Espero que sim, quem não conhece tem a versão demo disponível no site do desenvolvedor, é só escolher a versão: http://frictionalgames.com/games/ .

Desde a primeira vez que vi o Penumbra, quando lançou a primeira versão, em 2006, a versão tech demo, foi uma nova experiencia de interatividade que não havia presenciado antes. O game é tão bem elaborado que possuem recursos que levam o jogador a entrar e se prender no mesmo. Possui primeiramente uma história fascinante te deixando curioso para ver o final, efeitos sonoros que deixa a pessoa tensa, momentos de desespero em que quando o jogador se depara com algo inesperado ao mesmo tempo que o jogador assusta, a tela causa um desfoque momentâneo muito prómixo ao real quando a visão fica turva. Bom o mais importante é a tecnologia de interação que o game possui, para mim uma tecnologia inovadora, um exemplo disto é ao abrir uma porta se focarmos a mão do personagem na extremidade da mesma a porta se abre facilmente, ao contrário (como na realidade), quanto mais próximo do eixo, mais díficil é mover a porta. Outra coisa é para abrir uma porta, uma gaveta, um baú, girar uma válvula, levantar algum objeto, é necessária uma certa 'força' no mover do mouse o que deixa o mais interativo.

Neste novo episódio: Black Plague, sendo este a segunda e última parte (planejaram anteriormente uma trilogia, mas acabou-se fechando em apenas 2 versões), existe muito mais interatividade, podendo rotacionar um objeto, aproximá-lo ou até mesmo distanciá-lo com o mouse wheel, o interessante nesta versão são os enigmas que exigem muito
mais do raciocínio sendo necessária a exploração e o estudo do cenário.

O que faz do Penumbra assustador como o próprio nome diz, é o fato do jogador
estar na maior parte do tempo em locais escuros ou onde a luz é insuficiente a ponto de criar medo não sabendo o que está a frente.

Bom quem quer conhecer e sentir as fortes emoções que o game oferece, poderá baixar o game na versão demo no link que enviei logo acima ou então adquirir a versão completa!
Vale a Pena Conferir!!!


Um vídeo do novo episódio:



Nenhum comentário: