segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Nova Tecnologia Nvidia Tesla Inicia uma Nova Era Da Supercomputação Pessoal Via GPU


Em Junho, a NVIDIA lançou a linha de produtos Tesla™, sua estréia na indústria da computação de alta performance. O HPC Wire, mais famoso e acessado site de notícia que cobre todo o ecossistema da computação de alta produtividade, reconheceu a linha Tesla como um dos lançamentos mais importantes para a indústria de HPC na primeira metade de 2007.

“NVIDIA Tesla vai gerar um aumento de 100% na produtividade de alguns de nossos programas, e isso em computadores desktop; antigamente, precisávamos rodar esses cálculos em um cluster” — John Stone, Universidade de Illinois Urbana-Champaign
Tecnologia Tesla

A nova família inclui:
· NVIDIA Tesla GPU Computing Processor, uma placa dedicada à computação, funcionando em modo single ou com múltiplas GPUs Tesla dentro de um único PC ou estação de trabalho. As GPUs Tesla trazem 128 processadores paralelos e chegam a até 518 gigaflops de computação paralela. Uma GPU Tesla pode ser usada em sistemas existentes junto de CPUs de alta performance.

· NVIDIA Tesla Deskside Supercomputer, um sistema de computação escalonável que inclui 2 NVIDIA Tesla GPUs por sistema e que é ligado a um PC ou estação de trabalho através de uma conexão PCI Express comum. Com múltiplos sistemas Deskside, um PC ou estação de trabalho comum transforma-se em um supercomputador pessoal, capaz de até 8 teraflops de poder computacional.
· NVIDIA Tesla GPU Computing Server, um servidor 1U que abriga até 8 NVIDIA Tesla GPUs, contendo mais de 1000 processadores paralelos, capaz de adicionaar teraflops de processamento paralelo para clusters. O Tesla GPU Server é o primeiro de seu tipo a trazer computação via GPU para datacenter.



Preço e Disponibilidade Para mais informações sobre os produtos da linha NVIDIA Tesla, incluindo uma lista de sistemas e parceiros oficialmente certificados, visite: www.nvidia.com/tesla

Nenhum comentário: