quinta-feira, 18 de junho de 2009

Conhecendo umas das Fábricas da Gigabyte



Começamos pela entrada, onde a Gigabyte tem um modelo de "Quartel General" pra cada componente que ela vende, placa mãe, placa de vídeo, etc...

O primeiro passo para o desenvolvimento da placa mãe é o objetivo que essa placa mãe vai atingir, pra que ela será designada. Depois de dessa decisão, os grupos de engenheiros trabalham com o chipset, como AMD, Intel, etc... Uma vez selecionado o chipset, a referencia de contrução da placa mãe é definida, e a Gigabyte ja começa o trabalho inicial, definindo as especificações e ela ja procura terceiros para adição de alguma tecnologia. componentes como, RAID, som, conectividade, etc...

Depois das especificações definidas, os engenheiros começam a trabalhar com o projeto com simulações via software. Isso ajuda a achar bugs e fazer mudanças antes da inicialização do processo de produção.

Uma vez concluído, os "Layers" de produção são definidos. normalmente são quatro niveis:

Layer 1: Sinais
Layer 2: Distribuição de energia
Layer 3: Aterramento
Layer 4: Sinalização

Os sinais passam através das camadas(Layers) como o nome popular: "via."

Componentes, rotas, e layout são feitos em um software especializado. Algumas vezes, várias revisões otimizam , concertam bugs, ou mudam algum componente.

É Claro, isso é uma super-simplificação é uma das entradas do processo, mas isso é essêncial para o inicio da produção da placa.

A esquerda uma linha de produção.

Aqui estão reunidos vários componentes que vão compor o produto final. Todos, desde PCB, registores, sockets, chips, plugs, e todos vão se unir em um harmonioso processo.

O processo de produção não é completamente automatizado. Existem partes do processo que precisa de intervenção humana. Certos componentes são manuseados por tecnicos de processo, mas a maioria do processo é feia pelas maquinas.


A direita a câmara de remoção de partículas.

Antes de entrar nessa parte que a foto está mostrando, existe um processo de retirada de partículas das roupas que é feito por um equipamento em uma câmara externa. Ela expele um jato de que fazem essas partículas voarem.

Como você pode ver, várias pessoas estão à espera de entrar na sala.

É uma sala bem delicada.



Aqui é uma placa mãe passeando na linha de produção. Sem os seus componentes, com o auxilio da maquina de solda ela vai ser preenchida com capacitores, resistores e etc.








A placa passa por várias câmaras, onde vários componentes são embutidos.

SMT(Surface Mount Technology) os componentes são colocados em bobinas, como uma bobina de um filme . Isto é o lugar onde o termo "tapped-out" vem. Robôs retiram esses componentes das bobinas e colocam-os sobre a placa com precisão cirúrgica.





Aqui vemos parte de uma maquina de solda.

A placa mãe é coberta com uma coisa chamada máscara de solda. O líquido da solda imediatamente adere às superfícies do placa onde solda máscara não é aplicado - como conectores e pontos de solda. Para componentes de superfície , um processo chamado de refluxo de solda derrete solda colada que foi pré-aplicado para a camada superficial da placa. Quando a solda colar solidifica, os componentes são fixados no seu lugar.
PS: solda máscara é responsável pela cor da placa, que normalmente é verde.

Vídeo da maquina de solda em ação:



Outro vídeo da maquina de solda em ação:



Um quase completa placa mãe existe. Uma seção de solda para fixar o socket do CPU e chipset.

A próxima fase é a de solda para pequenos componentes como resistores e capacitores. Após esta fase, a placa vai passar por uma linha de montagem manual, onde técnicos manuseiam a placa com componentes maiores como conectores e plugs.






Aqui um dos técnicos está colocando um power jack de 12v do CPU.












O técnico verifica os componentes para garantir que estão firmemente no lugar.

Após esta fase, as placas finalmente vão entrar em uma onda de processos de solda para bloquear todos os seus componentes.
(fonte: Tomshardware)








valeu pessoal, depois eu conto sobre placas de vídeo! Bom final de semana pra todos!!!

2 comentários:

cleitoneletric disse...

André, muito bem abordado esse assunto, eu ja estive em uma fábrica de PCI; e é muito interessante e fast o processo vc realmente não consegue acompanhar com os olhos a soldagem dos SMD's e a esterilização do ambiente é igual de cinema. gostaria de visitar essa fábrica!

cleitoneletric disse...
Este comentário foi removido pelo autor.