quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que esperar do MS DirectX 11® ?

Olá companheiros, ando meio sumido mas trago-lhes atualizações. Pouca gente está acompanhando o desenvolvimento da nova versão do famoso DirectX, o DirectX 11.
antes de entrarmos no mundo de expectativas no novo conceito dessa tecnologia, vamos entender um pouco das versões anteriores, muita coisa foi implementada do DirectX 9 para o DirectX 10, vejamos;


Você pode ver abaixo as principais diferenças entre o DirectX 9 e o DirectX 10.

Na tabela abaixo você vê uma comparação entre os modelos Shader 1.x (DirectX 8.1), Shader 2.0 (DirectX 9.0), 3.0 (DirectX 9.0c) e 4.0 (DirectX 10).

*Como o DirectX 10 implementa uma arquitetura unificada, este número é o total para toda a arquitetura unificada e não para esta especificação individual. (fonte: clubedohardware)

Muito bem, já vimos bastante mudança das versões anteriores, mas, e o DirectX 11???

O DirectX11 veio com a intenção de melhorar o desempenho e facilitar o desenvolvimento de games. Desde a plataforma DirectX10.1 já veio implementando uma serie de melhoramentos:


GPGPU é referência para "General-purpose processing on graphics processing units" (algo como processamento de uso geral usando a GPU, popular "placa de vídeo"). O mais próximo disso é a OpenCL, que ainda não é usada largamente, apesar de suportar uma vasta gama de placas de vídeo. O DirectX 11, da Microsoft para seu Windows, trará a mesma possibilidade: usar o processador de vídeo para realizar processamento de dados comuns, melhorando o desempenho das aplicações otimizadas.

O DirectX 11 deverá suportar não apenas compute shaders 5.0, mas também 4.0 e 4.1, respectivamente para hardware certificado para DirectX 10 e 10.1.

Os shaders 4.x têm várias limitações perto da versão 5, mas são, naturalmente, melhores do que as versões anteriores. Entre os limites está o máximo de 768 threads por grupo, menos memória compartilhada por grupo (16 KB, versus 32 KB no CS 5.0), falta de algumas operações, entre outras coisas. A versão 5.0 oferecerá uma maior interação com o hardware.

A vantagem de suportar CS 4.x será permitir aos desenvolvedores trabalharem em GPGPU via DirectX para placas atuais, agilizando o trabalho com a API já conhecida e trazendo mais capacidade de processamento aos games ou aplicações gráficas (não apenas jogos). Isso seria interessante para games e motores de aplicações já baseados em DirectX, facilitando a atualização para os produtores sem precisar usar uma API totalmente nova, como a OpenCL.

Uma versão beta do DirectX 11 está disponível para desenvolvedores, fornecida pela Microsoft, ATI/AMD e Nvidia. Pelo que tudo indica, o DirectX 11 não irá suportar o Windows XP, apenas o Vista ou superiores. (fonte: guiadohardware)


Pra quem quer ter um gostinho de ter já instalado no seu sistema, a Micro$oft liberou alguma coisa ja, quem quiser instalar ae vai os links!


Link para Desenvolvedores

Link para usuários-finais

Link do Instalador-web



2 comentários:

Antonio disse...

belo up dede mas faltou um poquinho de infomação das placas que vao rodar o Shader 5.0 mas de boas melhorar na proxima nao quero mais informações incompletas aki.. passar bem...



















PS. To zuando foi show

Unknown disse...

intão,até agora não lançaram nenhuma! hahaha apenas Pixel Shader 4.1, que respectivamente corresponde ao DirectX10.1!!
vlw!!