segunda-feira, 3 de março de 2008

Tamanho é Documento?

Nos dias atuais a tecnologia tem se mostrado cada vez mais evoluída, e nos provando que não existe limites que não possam ser quebrados. Uma das inovações da Intel em parceria com a Apple foi o Notebook MacAir, e no final das contas quem levou a fama toda foi para a Apple pelo belo design e potência da maquina.

Mas a intel não parou por ae, o Site Daily Tech publicou uma nova arquitetura da Intel, Silverthorne e Diamondville. São os novos processadores que utiliza a arquitetura Atom que se destinam aos Dispositivos de Internet Móvel (MIDs).

Detalhes começou a vazar no que se refere à plataforma Menlow e os processadores Silverthorne. A Intel oficialmente liberou informações sobre a nova arquitetura Silverthorne e da plataforma Menlow.

Os processadores Diamondville é baseado em processadores Atom e são derivados do Silverthorne. A tecnologia SMT (simultaneous multi-threading) estará disponível em ambas as versões, núcleo único ou duplo.

O processador Atom Diamondville vai consumir 4W single-core e 8W para dual-core. O Diamondville de núcleo único, baseado no Atom 230 lançará em 1.6GHz e funcionará em 533 MHz FSB e 512 KB de cache L2.

Silverthorne destinado para MIDs, terá um consumo variando de 0.6W a 2.5W e vai trabalhar no topo de 1.8GHz. Fontes de pessoas dentro da Intel falam que a versão do processador de 0.6W chega a pouco mais de 500 MHz.

A Intel diz que um único processador Atom tem medidas de apenas 25 milímetros² e contém mais de 47 milhões de transístores. Segundo a Intel,os processadores Atom iriam caber em uma moeda de um centavo e é construído em 45nm.


De Tamanho Físico pra Lógico:

A empresa MetaRAM lançou hoje uma nova tecnologia de memória, chamado DDR2 MetaSDRAM que promete dobrar ou quadruplicar a capacidade de memória, mantendo a compatibilidade com os actuais DIMMs.

MetaRAM realiza esta proeza, utilizando métodos de empilhamento de chip 3D para conseguir mais capacidade de armazenamento em um único modulo de memória. Tal método sozinho teria causado problemas de compatibilidade, mas MetaRAM desenvolveu um chipsets que fica entre os modulos de memória que faz com que os múltiplos chips DRAM seja reconhecido como uma capacidade de memória DRAM maior para o controlador.

O lançamento hoje são dois chipsets baseado na tecnologia de MetaRAM. O chipset MR08G2 de MetaSDRAM posibilita 8GB DIMMs em 2 slots e está disponível em $200 (lotes de 1000). Para esses que anseiam mais, o chipset MR16G2 de MetaSDRAM possibilita 16GB DIMMs em 2 slots e custa em $450 (lotes e 1000). Ambos chipsets são capazes de funcionar em velocidades até 667MT/s.




Um comentário:

cleitoneletric disse...

Ótimo post amigo!!!!
valeeeuuuu